Aromas

Ao entrar em um ambiente, uma das primeiras coisas que notamos é o cheiro do lugar. O sentido do olfato é ao mesmo tempo primitivo e sofisticado e atua principalmente em um nível subconsciente. Afinal, o corpo reage a um cheiro antes mesmo de se tornar consciente dele. E é essa interação direta com o sistema nervoso e o cérebro que confere aos óleos essenciais boa parte do seu poder terapêutico.

Na Aromaterapia, os óleos essenciais têm sido amplamente usados para promover a sensação de bem-estar. E quando são empregados corretamente causam um efeito psicológico que pode ajudar a equilibrar o corpo e a mente, além de favorecer a concentração, o relaxamento e até aumentar o estímulo sexual.

Levando em consideração o poder do olfato, nada melhor que utilizar os aromas corretos para cada ambiente da casa. Veja abaixo como utilizar a Aromaterapia a favor de seu lar.

  • Sala: É um local de reuniões com amigos e familiares. É neste ambiente que conversamos, descontraímos e até estudamos. Sendo assim, é ideal que o local favoreça o bem-estar, o aconchego e a concentração. Os óleos essenciais mais indicados para a sala são: Alecrim, Canela, Eucalipto e Mandarina.
  • Cozinha: É um ambiente onde muitos cheiros se misturam, devido aos temperos, ervas e especiarias utilizados nas preparações dos pratos. É também um local de prazer e alegria. Afinal, para cozinhar é necessário estar de bem com a vida e ter prazer no que está fazendo. Caso contrário, “a coisa desanda”, como diz o ditado. Neste cômodo, os óleos essenciais recomendados são aqueles que não anulam o aroma das preparações, mas sim potencializam o que já está no ar, são eles: Laranja, Cardamomo, Citronela, Cravo e Pimenta Rosa.
  • Banheiro: Este local é onde todas as impurezas são mandadas embora. O banheiro funciona como um escoador de energias e é importante deixar a tampa do vaso sanitário sempre abaixada, para que os maus fluidos eliminados não voltem. Este é o local da casa que deve ser muito bem limpo e pede aromas frescos e higienizadores, são eles: Pinho e Limão.
  • Quarto: Os quartos são locais sagrados, onde as pessoas relaxam e buscam dormir bem ou ter prazer com as relações sexuais. Nos quartos das crianças os melhores aromas são os que relaxam, acalmam, e induzem ao sono tranquilo. Já no quarto dos casais, além dos aromas citados, também é possível usar óleos que despertam o desejo sexual e apimentam a relação. Veja algum deles: Lavanda, Manjerona, Camomila Romana, Canela e Ylang-Ylang.