Aromaterapia

Aroma significa perfume, e terapia, tratamento. Aromaterapia, então, é o uso de óleos aromáticos extraídos de plantas para melhorar sua saúde e seu bem estar geral. É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal.

Os óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá característica diferenciada de aroma, cor e densidade. Seu objetivo é proporcionar bem estar físico e emocional, já que possui diversos componentes químicos terapêuticos.

O profissional que trabalha com a arte da aromaterapia deve ser sensível para saber identificar quais as reais necessidades dos clientes visando o bem do indivíduo por completo. Há vários modos de usar os óleos essenciais, são eles: massagens, banho de imersão, compressas, inalações, spray ambiental, banho de chuveiro e escalda-pés.

Veja algumas dicas de como usar os óleos essenciais.

Massagem: Escolha o óleo vegetal de acordo com seu tipo de pele, e até 3 óleos essenciais de acordo com a finalidade desejada. Para 30 ml (3 colheres de sopa) de óleo vegetal, que é o suficiente para aplicação no corpo todo e adicionar até 20 gotas de óleo essencial.

Banho de imersão (banheira): Num recipiente diluir os óleos essenciais em óleos vegetais de sua preferência. Pegue 1 colher (sopa) de óleo vegetal, adicionar de 5 a 10 gotas de óleo essencial. Pode-se misturar até 3 tipos de óleos essenciais.

Compressas: Pingar 6 gotas de óleo essencial em 1 litro de água quente ou fria, dependendo do caso.

Inalações: Colocar 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha e fechar ou proteger os olhos com uma máscara apropriada. Inalar o vapor por alguns minutos.

Spray ambiental: coloque 3 colheres de sopa de álcool ou vodka e adicione até 120 gotas dos óleos essenciais desejados e complete com água, agitar muito bem antes de usar.

Banho de chuveiro: Uma maneira simples e eficiente é pingar até 5 gotas do óleo essencial no canto do box do chuveiro e inalar durante o banho. No enxague final do banho, pegue um recipiente e pingue ate 5 gotas de óleo essencial que não irrite a pele, completar com água do chuveiro e jogar no corpo.

Escalda-pés: Diluir 6 gotas do óleo essencial em 1 colher (chá) de óleo vegetal. Adicionar em 4 litros da água quente no inverno e água fresca no verão.