bem estar

Nosso corpo sempre reage de acordo com o tratamento que recebe. Existem alguns hábitos saudáveis simples que devemos cultivar. Incluindo hábitos saudáveis no seu dia-a-dia você mantém sua saúde física e mental, melhora a autoestima, ameniza os sintomas da depressão e da ansiedade, reduz o risco de doenças cardíacas, fortalece o organismo, enfim, aumenta a sua qualidade de vida. Abaixo segue a relação dos principais hábitos que devemos cultivar:

  • Alimentar-se bem: Inclua na sua dieta muitas frutas, verduras e fibras como a linhaça ou aveia. Equilibre as quantidades de proteínas e carboidratos, assim como as gorduras e açúcares. Evite comer muita fritura e doces, além de pratos congelados com muito sódio.  Inclua também vitaminas para o bom funcionamento do organismo.
  • Mexa-se: Pratique exercícios regularmente. Exercícios físicos ativam a circulação, revigoram o corpo e fornecem energia. Está provado que o sedentarismo é um vilão para o corpo e a mente.
  • Beba Água: A água é fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo. A quantidade recomendada é de 1 litro e meio a dois litros por dia.
  • Evite o Estresse: Hoje em dia o estresse é apontado como um dos grandes causadores de doenças. O estresse é uma alteração do organismo em resposta a estímulos internos ou externos. Faça exercícios de respiração, relaxamento e meditação.
  • Divirta-se: Ouça música, dance e viaje mais. Mude a rotina e esqueça os problemas e o trabalho. Dê mais risadas. Está comprovado que o sorriso é uma excelente terapia contra o estresse e a ansiedade.
  • Descanse quando Necessário: Tire sempre um tempo pra descansar. Seu corpo necessita de um período de 6 a 8 horas para se recuperar das atividades diárias. Uma boa noite de sono repõe todas as energias. A falta de sono está vinculada ao prejuízo do corpo e da mente.
  • Cuide da sua Postura: Procure adotar uma posição adequada no escritório. Disponibilize alguns momentos para esticar os músculos durante a sua jornada laboral. Os alongamentos ajudam a evitar dores nas costas, ombros, braços, pescoço e cabeça.
  • Levante sua Autoestima: Cuide da saúde e do corpo, faça hidratação na pele, corpo e cabelo, vá ao salão de beleza, faça massagens, pinte as unhas e compre uma roupa nova. Não descuide de seu aspecto visual, ainda que você não esteja se sentindo bem. Sentir-se agradável com relação aos outros aumenta a produção de endorfinas, o hormônio responsável, em boa parte, para que as pessoas se sintam felizes.
  • Use Protetor Solar: Usar filtro todos os dias evita câncer de pele e o envelhecimento precoce.
  • Esqueça o Cigarro e o Álcool: Tanto o cigarro quanto o álcool prejudicam o desempenho do corpo para quaisquer atividades. O consumo de qualquer droga pode levar a outra, e a droga mais relacionada ao tabagismo é o álcool. E quando o tabagismo está associado ao álcool, o consumo de cigarro tende a triplicar, o que pode precocemente causar doenças graves.
  • Banho de Mar: A água do mar tem muitos componentes que trazem relaxamento ao corpo, tiram dores e reenergizam. Não é à toa a crença de que um banho de mar pode “descarregar” energias negativas. Além das propriedades da água, a quebra das ondas no corpo promove uma drenagem linfática e ainda estimula a pele e a circulação. A água marinha é composta por mais de 80 elementos químicos. Alivia principalmente as tensões musculares, graças à presença de sódio em sua composição, por isso é considerada energizante. A água do mar é usada para tratar doenças como artrite, osteoporose e reumatismo. Já o sal marinho, rico em cloreto de sódio, potássio e magnésio, tem propriedades cicatrizantes e antissépticas.